Como desentupir o nariz naturalmente

Congestão nasal, o famoso nariz entupido, é um sintoma muito chato que ocorre por causa de uma alergia ou um simples resfriado. Consiste na inflamação do revestimento mucoso do nariz, que causa dificuldade para respirar, já que as fossas nasais estão bloqueadas.

A rápida proliferação de vírus e o enfraquecimento do sistema imunológico agravam o problema e muitas vezes levam à liberação de outros genes.

Em geral, a congestão nasal desaparece após uma semana ou apenas alguns dias, mas podemos acelerar a convalescença com algumas pequenas dicas caseiras que ajudam a desentupir o nariz.

Causas da congestão nasal

A congestão nasal reconhece na inflamação da mucosa respiratória sua principal causa. As causas mais comuns de congestão nasal são:

  • Alergias ao pólen e alergias sazonais;
  • Desvio do septo nasal;
  • Febre do feno;
  • Gravidez;
  • Inalação (passiva ou ativa) de grandes quantidades de fumaça de cigarro;
  • Infecções do trato respiratório;
  • Aumento das adenoides;
  • Pólipos nasais;
  • Constipações;
  • Rinite;
  • Sinusite.

Dicas para desentupir o nariz naturalmente

Use um umidificador

Respirar ar úmido ajudará a aliviar os tecidos irritados do nariz, assim como os vasos sanguíneos inchados. Este método funciona muito bem, especialmente à noite. Você pode colocar um umidificador em seu quarto para respirar melhor e ter uma boa noite de sono.

Hidrate-se bem

Você já reparou que bebendo um chá de ervas, tomando uma sopa ou mesmo bebendo um copo de água, seu nariz desentope? Na verdade, todas as bebidas, incluindo bebidas frias, ajudam a afinar o muco das vias nasais e diminuem a pressão nos seios da face.

Se o nariz entupido for acompanhado por dor de garganta, concentre-se nas bebidas quentes e na sopa. Não é à toa que nossas avós sempre nos recomendaram tomar uma boa sopa em caso de um grande resfriado.

Não assoe o nariz

Evite assoar muito o nariz quando ele estiver entupido. Pode parecer surpreendente, mas assoar o nariz irrita mais as narinas e certamente aumentará o congestionamento.

Tome um bom banho quente

O banho quente além de revigorar, acalma os vasos sanguíneos irritados do nariz, suavizando o muco. Isso ajudará você a respirar melhor.

Mostarda forte ou pimenta caiena

Um condimento ou prato picante pode ajudar a desentupir o nariz em menos de 5 minutos.

Inalação com óleo essencial de lavanda, eucalipto e niouli

Em uma tigela, despeje 2 gotas de óleo essencial de lavanda orgânica, 2 gotas de eucalipto e 1 gota de óleo essencial de Niaouli, em seguida, adicione água fervente.

Após 5 minutos de inalação, o nariz irá descongestionar.

Spray de água do mar

Existem sprays muito eficazes que podem eliminar poeira e bactérias. Ao contrário dos descongestionantes, não há risco de habituação ou irritação dos tecidos. Promovem o retorno ao normal do equilíbrio das passagens nasais em termos de umidade e sua flora. É especialmente eficaz em casos de alergias ou ar muito seco.

Alho

O alho é um excelente remédio natural. Fonte de vitamina C, fósforo, cálcio e magnésio, é clinicamente comprovado que ajuda a combater muitas infecções, como resfriados. Este é um dos melhores remédios para o nariz entupido. Esmague 2 ou 3 dentes de alho em uma xícara de água quente e beba.

Digitopuntura

Há uma técnica de digitopuntura muito útil quando se tem um nariz entupido. Use o polegar e o indicador para apertar a base do nariz entre as duas sobrancelhas, mantendo os outros dedos cruzados. Pressione firmemente por 30 segundos com uma leve massagem para baixo.

Ao mesmo tempo, pressione a língua no alto do palato, mantendo a pressão. Você vai sentir rapidamente um alívio real. Essa ação estimula os nervos responsáveis ​​pelo nariz entupido.

Limão

Com um excelente teor de vitamina C, o limão é um fruto cítrico que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o limão possui propriedades anti-infecciosas e antissépticas, particularmente eficazes contra resfriados, uma patologia que induz uma sensação de nariz entupido.

Assim, o limão é um excelente remédio natural contra a congestão nasal.

Algumas gotas de limão, diluídas em água, podem ser aspiradas em uma narina entupida antes de rejeitar esta mistura alguns momentos depois. A mesma operação deve ser executada com a outra narina. Esta mistura pode ser injetada nas narinas através de um pulverizador.

Gengibre

Além dos compostos antioxidantes, o gengibre é um natural anti-inflamatório e um expectorante natural. Contém, além disso, substâncias antivirais.

É, portanto, eficaz contra resfriados e nariz entupido. Ajuda a curar as patologias do trato respiratório. Suaviza as vias aéreas e melhora o conforto respiratório. Mas como desentupir o nariz com gengibre?

Para se beneficiar das virtudes terapêuticas do gengibre, basta consumir chá de gengibre. Para fazer isso, você precisará descascar um pedaço de gengibre fresco, fatiá-lo e colocá-lo em uma panela de água (1 litro).

Depois de fechar a panela, ferva o conteúdo em fogo baixo por 15 a 20 minutos. O conteúdo é então filtrado antes de ser bebido quente. Mel e suco de limão podem ser adicionados para melhorar o sabor. Este chá de gengibre ajuda a abrir passagens nasais congestionadas.