Connect with us

Coruja Feed

formigamento nas mãos

Saúde e Beleza

Formigamento nas mãos: Descubra o que isso pode indicar sobre a sua saúde.

1. Por que é tão comum sentir formigamento nas mãos?

Geralmente isso ocorre devido à presença de algum tipo de dermatite (eczema) em sua pele. As mais comuns são dermatite de contato, eczema disidrótico, fungos entre os dedos e psoríase pustulosa. Visualmente aparecem na forma de placas avermelhadas, com descamação.

2. O que causa este tipo de lesão na pele?

Isso depende. Às vezes há fungos envolvidos em sua aparência, outras vezes são produzidos pela reação a alguma substância externa. Em muitos outros casos, a causa real por trás disso é desconhecida.

3. Como as substâncias externas afetam exatamente?

De duas maneiras: Por um lado, existem substâncias (corantes, produtos químicos, metais, materiais sintéticos) que, sendo “fortes”, podem irritar a pele das mãos de qualquer pessoa. Por outro lado, pode haver uma reação alérgica a certas substâncias. Em ambos os casos, há vermelhidão e muita coceira, geralmente nas costas das mãos.

4. Por que isso acontece mais em certas épocas do ano?

Há um tipo de eczema (disidrótico) cuja origem é desconhecida, mas é mais frequente na primavera ou no outono e também em momentos de estresse. Ocorre sob a forma de pequenas vesículas com comichão nas laterais dos dedos ou nas palmas das duas mãos. Elas acabam quebrando e avermelhando a área ao redor.

5. Por que às vezes afeta apenas as lacunas nos dedos?

Porque neste caso o que causa o eczema é um fungo e é aí que o suor e o calor se acumulam, condições favoráveis ​​à sua proliferação. É por isso que tende a afetar o primeiro espaço interdigital (entre o polegar e o indicador), menos onde há mais espaço e ventilação.

6. É verdade que a psoríase é frequentemente a causa?

Sim, a psoríase pustulosa (uma forma de apresentação da psoríase) pode causar vesículas que contêm um líquido semelhante ao pus ao sair nas mãos; ou que placas avermelhadas com escamas aparecem em sua superfície. Geralmente afeta, simetricamente mais ou menos igualmente as duas mãos.

7. Existem tratamentos para evitar desconforto?

O eczema de contato, a psoríase disidrótica e palmar podem ser tratadas com pomadas corticoides. E se você não quer recorrer a elas, às vezes ajuda aplicar preparações naturais à base de aloe vera ou outras plantas com efeitos anti-inflamatórios, como açafrão ou camomila.

O prurido pode ser tratado com anti-histamínicos orais ou com uma loção de calamina, por exemplo. No caso de dermatite causada por fungos, os corticoides tornam isso pior: na verdade, é necessário um tratamento antifúngico na forma de creme ou comprimidos.

8. Como evitar o desconforto?

Se você está propenso a sofrer coceira nas mãos, tenha em mente estas recomendações simples:

. A hidratação frequente da pele é essencial para evitar a coceira caso ela dure muito tempo. Neste caso, a coceira aparece pela secura. É útil aplicar cremes com alto teor de gordura como vaselina, três ou quatro vezes ao dia.

. Se você suspeitar que pode ter uma certa reação alérgica ao ter contato com um material ou substância específica, você deve descobrir qual é o dito material. Informe seu dermatologista sobre isso.

Continue Reading
Jabá
Você pode gostar ...
Jabá

Os Mais Populares

Jabá
To Top