Connect with us

Coruja Feed

bandeira lgbt

Histórias

Qual o significado das cores da bandeira LGBT?

Também chamado de bandeira do arco-íris, o emblema gay consiste em seis faixas horizontais de cores diferentes. Em ordem e de cima para baixo, há vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo.

As bandeiras do arco-íris têm sido usadas repetidamente ao longo da história, mas atualmente estão amplamente associadas à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT).

A evolução da bandeira LGBT

A primeira bandeira do arco-íris foi usada como um símbolo do movimento LGBT e foi projetada e feita à mão pelo artista gráfico americano e ativista político de 27 anos, Gilbert Baker, para a Parada do Dia da Liberdade Gay e Lésbica de São Francisco, Estados Unidos, em 25 de junho de 1978.

A inspiração da bandeira não está estabelecida: foi sugerido que Baker teria sido inspirado na canção “Over The Rainbow”, cantada no filme “O Mágico de Oz”, pela atriz Judy Garland ou que pretendia representar através da variedade de cores, a diversidade de orientação sexual.

Gilbert Baker também pode ter se inspirado na “bandeira das raças” usada nos campi americanos nos anos 60, que apresentava cinco faixas horizontais de cores diferentes.

Originalmente, a bandeira tinha 8 listras horizontais, cada uma com um significado: rosa para a sexualidade, vermelho para a vida, laranja para a saúde, amarelo para a luz do sol, verde para a natureza, turquesa para as artes, índigo para a serenidade e harmonia, púrpura para o espírito.

bandeira lgbt cores

Duas mudanças aconteceram rapidamente. A primeira, devido a uma restrição industrial, que é a dificuldade de reproduzir a cor rosa, que foi abandonada; a segunda ocorreu após o assassinato de Harvey Milk.

Para uma marcha em sua homenagem, foi removida a cor turquesa para dividir as cores em números iguais e organizá-las nos dois lados da rua. E o azul real substituiu o índigo.

Desde então, a bandeira de seis cores se estabeleceu em todo o mundo e é oficialmente reconhecida pelo Congresso Internacional de Fabricantes de Bandeiras, como um símbolo de orgulho e diversidade gay.

O que a bandeira LBGT representa?

Hoje o significado das 6 cores da bandeira final é:

  • Vermelho simboliza a vida;
  • Laranja ilustra reconciliação ou cura;
  • Amarelo representa o sol;
  • Verde representa a natureza;
  • Azul representa a harmonia;
  • Roxo simboliza o espírito da comunidade.

Esta descrição deve agora permitir que você domine o significado da bandeira do arco-íris.

Continue Reading
Jabá
Você pode gostar ...
Jabá

Os Mais Populares

Jabá
To Top