O que é escala de dor EVA?

As escalas de avaliação da dor  são métodos clássicos de medir a intensidade da dor e, com seu uso, pode ser quantificado a percepção subjetiva da dor pelo paciente e ajustar o tratamento analgésico de maneira mais precisa.

A Escala de dor EVA é a Escala Visual Analógica que permite medir a intensidade da dor com a máxima reprodutibilidade entre os observadores, sendo atualmente o instrumento de avaliação de dor mais utilizado no mundo.

O paciente em uma escala de 0 a 10 marca a intensidade do sintoma proposto. Estudos mostram que o valor da escala reflete de maneira confiável a intensidade da dor e sua evolução.

Existem inúmeras escalas de avaliação da dor, algumas adaptadas às circunstâncias clínicas e outras à idade do paciente.

A escala de dor EVA é um método muito fácil de ser utilizado, consistindo em uma classificação de 0 a 10 dor, sendo 0 ausência de dor e 10 dor insuportável.

É uma escala horizontal, representada por uma linha, na qual o paciente deve marcar o local que considera sua dor, onde será estabelecido a ausência de dor, dor leve à esquerda e a dor máxima à direita da linha.

o que é a escala de dor eva

Em seguida, quando o nível de dor é marcado na linha horizontal, a medição é feita com uma régua milimétrica.

Os resultados serão avaliados levando em consideração três níveis de dor:

  • 1 a 3 = Dor leve
  • 4 a 6 = Dor moderada
  • 7 a 9= Dor forte

O uso de uma ferramenta validada como o EVA na avaliação da dor é essencial e deve ser aplicado sistematicamente nas seguintes situações:

  • Na admissão ou em consulta com um profissional de saúde.
  • Depois de uma mudança na situação clínica.
  • Antes, durante e depois de um procedimento.

Por que é interessante medir a intensidade da dor através da escala de dor EVA?

A gravidade de muitas doenças é determinada, entre outros fatores, pela intensidade da dor desencadeada.

Portanto, a estimativa da intensidade da dor é importante tanto para o paciente quanto para o médico, em relação escolha do analgésico ou do tratamento.