Coruja Feed
curiosidades que você precisa saber sobre o Dalai Lama
Início » Curiosidades que você precisa saber sobre o Dalai Lama

Curiosidades que você precisa saber sobre o Dalai Lama

Em 1989, o Dalai Lama foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz, por seu trabalho em defesa não violenta da liberdade do Tibet pelo governo chinês.

Dalai Lama é o título dado ao líder espiritual do lamaísmo ou do budismo tibetano. Suas frases inspiram até hoje milhões de pessoas. Seu nome se origina da palavra mongola dalai, que significa “oceano”, e do lama tibetano, “mestre reencarnado” ou guru.

É o termo usado para se referir àquele professor que alcançou o controle parcial ou total na morte sobre a forma de reencarnação e conhecimento do lugar de seu novo nascimento. O primeiro Dalai Lama foi Gedun Drub e o atual é Tenzin Gyatso.

Curiosidades sobre o Dalai Lama:

O Dalai Lama, Tenzin Gyatso, nasceu em 6 de julho de 1935 em Taktser, em uma aldeia no nordeste do Tibet.

Ele foi encontrado por monges tibetanos quando tinha 2 anos de idade. Os monges fizeram alguns testes para ver se ele era a reencarnação número 13 do Dalai Lama. Aprovado os testes, o seu nome foi mudado para Tenzin Gyatso, assumiu o trono aos 4 anos e se tornou um monge aos 6 anos.

Ele cresceu no Tibete no Palácio Potala em Lhasa. Mas ele viveu no exílio desde que a China destruiu sua terra natal em 1959.

Em 1989, o Dalai Lama foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz, por seu trabalho em defesa não violenta da liberdade do Tibet pelo governo chinês.

Entre os seus hobbies estão jardinagem, meditação e reparação de relógios.

Sua primeira visita aos Estados Unidos foi em 1979. Ele viajou por sete semanas, durante as quais fez palestras em várias universidades, incluindo UCLA, Georgetown e Harvard. Um ato em homenagem a ele foi realizado na Catedral de St. Patrick, em Nova York.

Foi um sonho do Dalai Lama visitar o Centro Espacial Johnson em Houston. A sua visita foi agendada em 1979, mas foi cancelada no último minuto.

Dalai Lama é extremamente interessado em ciência e há muitos anos vem investigando como a meditação afeta o cérebro. Ele disse uma vez: “Se a ciência provar que algo do budismo está errado, o budismo terá que mudar. Aos meus olhos, a ciência e o budismo compartilham a busca da verdade e a compreensão da realidade”.

Desde jovem mostrou interesse nas máquinas. Quando chegou à adolescência, ele próprio consertou um projetor de cinema, sem um guia ou instruções. Ele já relatou que seria um engenheiro se ele não tivesse sido um monge.

Sr. Coruja

Junte-se a milhões que nunca param de aprender! Coruja Feed, é o site que traz curiosidade e os artigos mais inspiradores do mundo para que você possa aprender algo novo todos os dias!

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.