Coruja Feed
curiosidades que você precisa saber sobre o Dalai Lama
Início » Curiosidades que você precisa saber sobre o Dalai Lama

Curiosidades que você precisa saber sobre o Dalai Lama

Em 1989, o Dalai Lama foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz, por seu trabalho em defesa não violenta da liberdade do Tibet pelo governo chinês.

Dalai Lama é o título dado ao líder espiritual do lamaísmo ou do budismo tibetano. Suas frases inspiram até hoje milhões de pessoas. Seu nome se origina da palavra mongola dalai, que significa “oceano”, e do lama tibetano, “mestre reencarnado” ou guru.

É o termo usado para se referir àquele professor que alcançou o controle parcial ou total na morte sobre a forma de reencarnação e conhecimento do lugar de seu novo nascimento. O primeiro Dalai Lama foi Gedun Drub e o atual é Tenzin Gyatso.

Curiosidades sobre o Dalai Lama:

O Dalai Lama, Tenzin Gyatso, nasceu em 6 de julho de 1935 em Taktser, em uma aldeia no nordeste do Tibet.

Ele foi encontrado por monges tibetanos quando tinha 2 anos de idade. Os monges fizeram alguns testes para ver se ele era a reencarnação número 13 do Dalai Lama. Aprovado os testes, o seu nome foi mudado para Tenzin Gyatso, assumiu o trono aos 4 anos e se tornou um monge aos 6 anos.

Ele cresceu no Tibete no Palácio Potala em Lhasa. Mas ele viveu no exílio desde que a China destruiu sua terra natal em 1959.

Em 1989, o Dalai Lama foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz, por seu trabalho em defesa não violenta da liberdade do Tibet pelo governo chinês.

Entre os seus hobbies estão jardinagem, meditação e reparação de relógios.

Sua primeira visita aos Estados Unidos foi em 1979. Ele viajou por sete semanas, durante as quais fez palestras em várias universidades, incluindo UCLA, Georgetown e Harvard. Um ato em homenagem a ele foi realizado na Catedral de St. Patrick, em Nova York.

Foi um sonho do Dalai Lama visitar o Centro Espacial Johnson em Houston. A sua visita foi agendada em 1979, mas foi cancelada no último minuto.

Dalai Lama é extremamente interessado em ciência e há muitos anos vem investigando como a meditação afeta o cérebro. Ele disse uma vez: “Se a ciência provar que algo do budismo está errado, o budismo terá que mudar. Aos meus olhos, a ciência e o budismo compartilham a busca da verdade e a compreensão da realidade”.

Desde jovem mostrou interesse nas máquinas. Quando chegou à adolescência, ele próprio consertou um projetor de cinema, sem um guia ou instruções. Ele já relatou que seria um engenheiro se ele não tivesse sido um monge.

Sr. Coruja

Junte-se a milhões que nunca param de aprender! Coruja Feed, é o site que traz curiosidade e os artigos mais inspiradores do mundo para que você possa aprender algo novo todos os dias!

Cadê sua curtida?

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.