Um ano de cachorro não é igual a sete anos humanos

Quando as pessoas dizem que um ano de cachorro é equivalente a sete anos humanos, isso não passa de um mito. A verdade é que a relação de idade dos cães com os humanos é muito mais complexa do que isso.

Um ano de cachorro, igual sete anos humanos

É difícil identificar exatamente onde esta regra começou. Em diversos momentos da história, buscou-se criar relação de proporção entre o homem e o cão baseado na expectativa de vida.

O registro mais antigo é uma inscrição do século XIII encontrado na Abadia de Westminster (Igreja do Colegiado de São Pedro em Westminster), que colocou essa a relação em 8 a 1 dizendo que os cães vivem 10 anos e os seres humanos 80. O naturalista francês do século XVIII Georges Buffon colocou essa relação em 9 pra 1. Em algum momento, alguém provavelmente calculou que o ser humano médio vivia por 70 anos e o cão por 10. Dessa forma foi definida a regra clássica que conhecemos.

Mas pense nisso: os cães são capazes de se reproduzir com um ano de  idade. Alguns cães vivem 20 anos ou mais. Se um ano humano fosse equivalente a sete anos de cachorro, então os seres humanos teriam bebês aos 7 anos e os mais velhos ostentariam seus 150 anos de idade.

Um ano de cachorro não é igual a sete anos humanos
Nem todos os cães têm o mesmo tempo de vida

Para bagunçar ainda mais, nem todos os cães têm o mesmo tempo de vida. Cães pequenos são considerados idosos em torno de 11 anos, enquanto as raças maiores ao redor de seu 7º ano. Não há uma proporção que funcione para todas as raças.

Qual a forma certa de calcular

Em 1953, o pesquisador francês A. Lebeau chegou ao fundo desse enigma. Ele analisou a vida dos cães e dos humanos e os dividiu por marcos da vida: quando atingem a puberdade, quando atingem a idade adulta e os anos máximos em que vivem.

Os cães são mais inteligentes que os gatos, aponta estudo.

Ele descobriu que os cachorros não envelhecem de forma paralela com humanos. Os cachorros envelhecem muito mais rapidamente no início. Segundo seus cálculos descobriram que um cão de um ano de idade é equivalente a um humano de 15 anos. Um cachorro de dois anos equivale a um humano de 24 anos, depois dessa fase, cada ano é equivalente a quatro ou cinco anos humanos. Claro, isso ainda varia de raça e peso, mas é uma medida um pouco mais precisa do que o antigo mito de sete anos.