Coruja Feed
alternativa ao plástico
Início » Alternativas ao plástico que poderiam mudar o mundo

Alternativas ao plástico que poderiam mudar o mundo

Todos sonhamos em um dia ganhar a batalha contra o aquecimento global, esse mal degenerativo da Terra que foi propiciado pelos seus próprios habitantes.

Se apenas começássemos a substituir agentes altamente poluentes e perigosos por opções mais naturais e menos agressivas, como as alternativas ao plástico que você conhecerá, algo é certo: essas pequenas mudanças fariam uma grande diferença para salvar o planeta. Confira!

Bananeira como alternativa ao plástico

Seus frutos não são apenas deliciosos, a bananeira é uma das alternativas ao plástico que poderia mudar o mundo. Sobre este assunto, algumas plantações de banana localizadas nas Ilhas Canárias e Uganda desenvolvem uma técnica engenhosa para produzir ecoplásticos que são ideais para a produção de contentores, cones de trânsito, barcos, artigos diários e recipientes de rodas.

Algas marinhas para substituir o plástico

Plástico feito 100% com base em algas, é possível? Com efeito, sim. Um processo de criação verdadeiramente inovador de bioplástico, que consiste de decomposição de algas colhidas em pequenos grânulos, tornando-as elementos chave na fabricação de produtos como unidades USB flash, sinais de trânsito, contentores, lâmpadas, brinquedos e cadeias principais. É surpreendente que tudo isso seja derivado de uma planta que consome poluentes transmitidos pela água, enquanto captura dióxido de carbono para produzir oxigênio fresco e limpo.

Cogumelos podem produzir borracha

Dos fungos, um material leve, mas forte, que resiste ao fogo, é impermeável e seu período de decomposição é de 180 dias, falamos de um supermaterial do futuro! Os cogumelos podem ser utilizados na fabricação de mobiliário, incluindo borracha, couro e cortiça, passando por temperaturas precisas, onde os organismos são inativados, resultando em um processo sólido e perfeito para massa de concepção ecológica.

Sacos Plásticos de Amido de batata

Os ecologistas têm sugerido ativamente que parem de usar sacolas plásticas que levam séculos para se degradar e que também exercem um impacto terrível no meio ambiente, propondo, em vez disso, sacos de pano reutilizáveis.

Para reduzir os custos de produção e menos danos para o meio ambiente, uma companhia chamada BioLogiQ tem vindo a desenvolver sacos finos e resistentes usando um composto de amido de batata combinado com uma quantidade muito menor de poliuretano, em comparação com a utilizada nos sacos que conhecemos.

Cânhamo ou planta de cannabis

Cânhamo ou cannabis planta é uma das alternativas ao plástico que você pode não estar totalmente convencido de seu uso. Mas você ficará surpreso em saber que essa fibra natural é um material biodegradável livre de toxinas, com aplicações muito variadas. Por exemplo, é ideal para a fabricação de peças para automóveis, materiais de construção resistentes e espuma de polietileno.

Empresas como a Kanesis e a Zeoform já começaram a usar celulose de cânhamo como matéria-prima para impressoras 3D, entre outros produtos que vêm de um material que leva apenas de três a quatro meses para crescer, possui baixa manutenção e absorve dióxido de carbono de uma maneira incrível.

Sr. Coruja

Junte-se a milhões que nunca param de aprender! Coruja Feed, é o site que traz curiosidade e os artigos mais inspiradores do mundo para que você possa aprender algo novo todos os dias!

Cadê sua curtida?

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.