Coruja Feed
Início » Ácido lático não é o que causa dores musculares.

Ácido lático não é o que causa dores musculares.

ácido láctico

A maioria das pessoas atribui que essa dor é causada por um acúmulo de ácido lático e que você precisa liberar a musculatura para se sentir melhor.  Bem,  isso não é verdade: o ácido lático não é a causa da sua dor.

Em 1926 o médico Otto Meyerhof, ganhou o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina  por sua descoberta de algo chamado glicólise. Meyerhof colocou as pernas de um sapo morto em uma jarra e chocou-as com eletricidade para fazer os músculos se contraírem. Depois de algumas contrações, os músculos pararam de se mover e, em uma inspeção mais detalhada, Meyerhof descobriu que os músculos estavam banhados em ácido lático. Ele concluiu que, como os músculos não tinham circulação sanguínea e, portanto, não forneciam oxigênio, eles haviam convertido o glicogênio do combustível açucarado em ácido lático, um processo que ele apelidou de glicólise. Portanto, músculos sem oxigênio produzem ácido lático, o que torna esses músculos ácidos e perdem sua capacidade de se contrair. Pena que tudo estava errado.

No final da década de 1930, os cientistas descobriram que o ácido láctico não se acumulava nos músculos. Mas não foi na década de 1970 que alguns cientistas começaram a descobrir o que o lactato, a molécula estrelar no ácido lático, realmente fazia.

ácido lático

O bioquímico sul-africano Wieland Gevers mostrou que a reação que produz lactato na verdade torna os músculos menos ácidos, não mais. O ácido láctico não era um subproduto prejudicial do exercício. Foi na realidade uma fonte de energia.

Ácido Lático causa dor no músculo?

Então, se não é o ácido lático, o que causa a dor nos músculos? A ciência ainda não pode responder a essa pergunta de forma conclusiva. Muito provavelmente, os músculos ficam doloridos porque os exercícios provocam rasgos microscópicos no tecido, o que causa inflamação e uma sensação de dor elevada. A boa notícia é que quanto mais você faz um exercício, menos dolorido. Seu corpo realmente faz adaptações depois de fazer um exercício nas primeiras vezes para garantir que seus músculos não fiquem tão danificados na próxima vez.

Como melhorar as dores depois de fazer exercícios

Exercícios leves e analgésicos funcionam bem, mas seus efeitos não duram. Algumas pessoas dizem que alongamentos moderados ajudam a aliviar a dor, independente de pesquisas apontarem que isso não adianta, acaba sendo uma forma de melhorar a sensação de dor.

Sr. Coruja

Junte-se a milhões que nunca param de aprender! Coruja Feed, é o site que traz curiosidade e os artigos mais inspiradores do mundo para que você possa aprender algo novo todos os dias!

Cadê sua curtida?

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.