Coruja Feed
Quanto tempo dura o álcool no sangue e como é eliminado?
Início » Quanto tempo dura o álcool no sangue?

Quanto tempo dura o álcool no sangue?

Basicamente, o corpo elimina o álcool no sangue de três maneiras: através da evaporação, excreção ou defecação e do próprio metabolismo do corpo.

Quando o álcool é introduzido no corpo através da ingestão de uma bebida alcoólica, passa pelo esôfago chega ao estômago e depois ao intestino delgado. Neste processo, uma pequena parte é absorvida pela membrana mucosa, enquanto as paredes do intestino delgado absorvem grandes quantidades de álcool e as transferem para a corrente sanguínea.

O álcool tem uma grande solubilidade na água, portanto, uma vez na corrente sanguínea é transportado por todo o corpo e é absorvido por diferentes tecidos. Mas certas quantidades permanecem no sangue e para determinar quais são essas quantidades, o chamado teste de álcool no sangue é ativado, também conhecido como BAC.

O BAC é determina as quantidades de álcool no sangue expressas em porcentagens. Desta forma, apenas 0,08% de álcool já pode ser detectado no sangue, assim como na respiração ou na urina de qualquer pessoa que tenha ingerido essa substância em um determinado período de tempo. No entanto, existem fatores como o sexo e o peso de uma pessoa, a quantidade de álcool que foi consumida ou o tempo decorrido desde a ingestão, o que pode afetar os níveis que o controle de álcool no sangue registrará.

Quanto tempo dura o álcool no sangue e como é eliminado?

Basicamente, o corpo elimina o álcool de três maneiras elementares: através da evaporação, excreção ou defecação e do próprio metabolismo do corpo. Cerca de 10% do álcool ingerido é excretado pelos rins, enquanto apenas 1% é eliminado por evaporação, ou seja, pela respiração, sudorese e lágrimas. Finalmente, o resto é eliminado graças ao metabolismo do fígado.

Um fígado que funciona corretamente é capaz de metabolizar cerca de 10 ml de álcool puro por hora. Então, o corpo leva uma hora para remover uma unidade de álcool do sangue. Peso, idade, sexo, taxa metabólica, níveis de pressão arterial, tipo de álcool consumido, quantidade de alimentos consumidos antes de ingerir álcool e o estado de saúde do fígado determinará se demora mais ou menos tempo para eliminar o álcool do sangue.

Se uma pessoa ingere cerca de 250 ml de vinho, o corpo precisa de cerca de 3 horas completas para metabolizar o álcool, cerca de 500 ml de cerveja equivale a pouco mais de 2 horas e uma cerveja forte, pode demorar o dobro. Portanto, até 12 horas após o consumo de álcool, o teste de alcoolemia pode detectar vestígios de álcool no sangue. Naturalmente, esses dados são estimativas, pois existem muitas variantes que podem afetar os resultados.

Gostou dessa curiosidade? Agora que você sabe quanto tempo dura o álcool no sangue, veja essa artigo com curiosidades de como curar a ressaca.

 

Sr. Coruja

Junte-se a milhões que nunca param de aprender! Coruja Feed, é o site que traz curiosidade e os artigos mais inspiradores do mundo para que você possa aprender algo novo todos os dias!

Cadê sua curtida?

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.