Coruja Feed
principais erros de um pai ou mãe coruja
Início » Pai e Mãe Coruja: Veja aqui os principais erros na criação dos filhos.

Pai e Mãe Coruja: Veja aqui os principais erros na criação dos filhos.

Todo pai ou mãe coruja sempre deseja o melhor para os seus filhos, seja no crescimento pessoal ou profissionalmente. O que poucos pais percebem é que alguns comportamentos protecionistas podem influenciar de forma negativa no desenvolvimento deles, impedindo que eles alcancem o sucesso. Alguns comportamentos dos pais podem levar seus filhos a se tornarem adultos inseguros e limitados a explorar as oportunidades da vida pessoal e profissional.

Se você é um pai ou uma mãe coruja e se importa com o desenvolvimento do seu filho, separamos os principais erros que os pais fazem na criação dos seus filhos que impedem o seu sucesso baseado com o especialista em liderança e autor do livro erros que os pais precisam evitar.

Permita que seus filhos assumam riscos

O excesso de proteção dos pais pode criar um adulto cheio de medos. Todo pai presa pela segurança do seu filho mas permita que ele ande de bicicleta, brinque na rua e caia algumas vezes para aprender com os erros. Isso fará com que ele entenda as consequências dos seus erros e que cair, errar, fracassar é normal. Seu filho não terá tanto medo de se arriscar.

Desde muito cedo as crianças precisam entender que errar é humano, assim como os adolescentes precisam enfrentar conflitos em suas relações para alcançar a maturidade emocional.

Eliminar o risco na vida da criança pode dar origem à arrogância, insolência e baixa autoestima na vida adulta.

Cuidado ao oferecer ajuda muito cedo

O protecionismo exagerado mais uma vez pode atrapalhar no desenvolvimento da criação. Se você esta sempre ajudando seu filhos em situações de dificuldade, antes mesmo que ele tente encontrar uma solução, possivelmente teremos um adulto completamente dependente e sem consciência das consequências que podem vir quando não são capazes de resolver seus próprios problemas, além de deixa-los preguiçosos diante de um desafio.

Na vida adulta, ninguém vai achar alguém para ajudá-lo a bater as metas no trabalho, pagar as contas de casa quando o dinheiro não der, dentre outras situações.

Ficar entusiasmado cedo demais

Que pai não gosta de elogiar seu filho, porem um elogio nem sempre é tão bem vindo. Seja objetivo nos elogios e demonstre para seu filho os pontos em que ele pode melhorar. A falta de objetividade dos pais na tarefa de motivá-los pode leva a criança a acreditar que apenas o pai e mãe a acha incrível e começa a duvidar de seus verdadeiros talentos.

Não tenha medo de dizer não

É comum e normal os filhos odiarem os pais quando não são atendidos pelos pais. Crie metas para seu filho de forma que ele saiba muito bem o que precisa ser feito para que ele consiga o que quer. A criança precisa aprender a se esforçar para merecer as recompensas. Uma criança que sempre ouviu sim, se tornará um adulto mimada e com dificuldades de reconhecer os limites do que é certo ou errado. Para um pai coruja isso será difícil.

pai ou mãe coruja saiba dizer não para seu filho
Saiba dizer não para seu filho. A criança precisa aprender a se esforçar para merecer as recompensas

Compartilhe os seus erros do passado

Muitas vezes os pais buscam passar aos filhos uma imagem de perfeição, porem esquecem que passar por alguns erros fazem parte do crescimento individual. Permita que seus filhos cometam seus próprios erros na adolescência e não tenha receio de orientá-los contando os erros que você mesmo cometeu quando tinha a mesma idade. Porém, evite exageros relacionados a temas como tabaco, álcool e drogas.

Os filhos precisam cometer seus próprios erros e estarem preparados para enfrentar situações difíceis.

Nunca confunda inteligência com maturidade

Boas notas na escola ou algum super talento não credenciam as crianças a fazerem o que quiserem. Não existe uma idade especifica que defina a maturidade dos seus filhos. O melhor a se fazer nesse caso é observar crianças da mesma idade e comparar seu comportamento. Se ele demonstra ser mais autônomo que a maioria, talvez seja a hora de deixá-lo “bater as asas” e fazer suas próprias escolhas.

Seja o exemplo, aplique o que se prega

Seja o exemplo para seus filhos. Nada ensina mais uma criança que o exemplo. Não adianta você adverti-lo por algo que você não faz corretamente. Cuidado com os maus exemplos, mesmo havendo regras, nada acontece se ele não as seguir.

Os filhos tem a tendência de imitar os pais, então, tenha coerência entre suas ações e seu discurso.

Claro que sendo pai/mãe não deve ser fácil reconhecer e corrigir alguns desses erros. Mas o resultado é recompensador. Seja um pai ou uma mãe coruja!

Sr. Coruja

Junte-se a milhões que nunca param de aprender! Coruja Feed, é o site que traz curiosidade e os artigos mais inspiradores do mundo para que você possa aprender algo novo todos os dias!

Cadê sua curtida?

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.