A Internet é um mundo cibernético fascinante e está cada vez mais cheia de conteúdos que possuem a capacidade de nós entreter e ao mesmo tempo satisfazer alguns de nossos anseios e, claro, o YouTube é uma das plataformas pioneiras nessa área.

É nesta plataforma, que surgiu uma nova tendência: os chamados vídeosASMR“. Gerando no mínimo três mil visualizações em diversos canais da plataforma, esses vídeos se tornaram muito populares e espalharam a curiosidade sobre o estranho fenômeno que causam, embora apresentem apenas efeitos sonoros ou visuais.

O Coruja Feed realizou uma investigação para descobrir o que acontece quando assistimos a vídeos ASMR e por que eles se tornaram tão populares, mas acima de tudo, como podem ser considerados vídeos terapêuticos.

A resposta automática dos meridianos sensoriais

O chamado ASMR (Resposta Autônoma do Meridiano Sensorial), é uma resposta automática dos meridianos sensoriais, é uma reação biológica que gera prazer quando ouvimos ou quando visualizamos algo que satisfaz o cérebro.

É uma sensação que nem sempre é perceptível para todos, mas para alguns, provoca uma resposta física, como calafrios no pescoço ou arrepios.

Em resumo, o ASMR funciona como uma resposta pessoal e eufórica do cérebro a estímulos, sejam eles sonoros ou visuais.

O chamado orgasmo cerebral pode ser experimentado em muitas situações, como por exemplo, as sensações que sentimos durante uma massagem relaxante ou quando cortamos o cabelo no salão de beleza.

Tratamentos agradáveis ​​e calmos ao redor da cabeça são propícios à “dormência” e à liberação do efeito ASMR.

Uma experiência sensorial

Mesmo que para algumas pessoas esse fascínio possa parecer estranho, há uma explicação. Um estudo publicado pela revista científica Plos One, afirma que o ASMR parece compartilhar semelhanças com experiências sensoriais como calafrios, que algumas pessoas experimentam ao ouvir determinada música e experiências estéticas profundas, como as associadas à emoção de admiração.

Essa atividade também foi observada na área do córtex pré-frontal, como a sensação que sentimos quando olhamos para obras de arte em movimento.

Isso pode representar uma resposta emocional forte e complexa, especialmente para pessoas acostumadas a reagir mais intensamente a certos gatilhos como; barulhos estridentes, movimentos das mãos, comida crocante, sussurros ou até movimento dos lábios.

A complexidade do ASMR

Vídeos ASMR causam sensações de formigamento e promovem sentimentos positivos de calma e emoção. No entanto, é importante lembrar que essas respostas foram observadas apenas em pessoas que se identificaram com o ASMR e isso somente ocorreu no momento em que elas assistiram a vídeos da técnica.

Assim, o estudo sugere que a ASMR é uma complexa mistura emocional que inclui a ativação e desativação do efeito positivo cerebral.

ASMR como terapia de relaxamento

Os usuários do Youtube que assistem a vídeos ASMR, geralmente relatam nos comentários, que esses vídeos auxiliam no sono, no relaxamento e principalmente a lidar com o estresse e a ansiedade cotidiana.

sono saudavel asmr

Os resultados da pesquisa revelaram que, de fato, esse tipo de vídeo regula a emoção e pode ter um benefício terapêutico para quem experimenta a ASMR. Por exemplo, pode reduzir a frequência cardíaca e promover sentimentos positivos, além da conexão interpessoal.

Os vídeos ASMR podem ser vistos por pessoas de todas as idades, inclusive se houver crianças em sua casa. Saiba que os vídeos ASMR são ótimos para elas, principalmente para acalmá-las.

O recomendado é deitar-se confortavelmente em sua cama, colocar os fones de ouvido e dar play nos vídeos, para obter uma experiencia sensacional da ASMR, que irá acelerar e aprofundar o sono.