Coruja Feed
Saiba por que o mau humor engora
Início » Mau humor engorda? Entenda por que!

Mau humor engorda? Entenda por que!

Você já pensou que o mau humor pode te engordar? Sim, estudos recentes comprovaram aquilo que já imaginávamos. A falta de alegria e irritação no nosso cotidiano faz a gente comer mais besteiras.

Uma pesquisa feita na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que o mau humor engorda. O especialista em psicologia alimentar Brian Wansink coordenou o estudo que buscava entender o impacto do estado de espírito nas escolhas alimentares. Ele percebeu que embora a quantidade total de comida ingerida não seja afetada pelo humor, pessoas irritadas ou tristes comia mais alimentos altamente calóricos, como açúcar e gordura.

Por que buscamos alimentos altamente calóricos quando estamos de mau humor

Diversas pesquisas apontam que o que comemos afeta diretamente o nosso humor. Um estudo realizado pelo Weizmann Institute, de Istael, mostrou que quando estamos de mau humor, irritados e ansiosos nosso corpo produz uma proteína (Urocortina-3) que ao ser sintetizado por algumas células cerebrais seguem direto para o hipotálamo. Essa é a região do cérebro que controla a produção do hormônio responsável pela sensação de forme e saciedade. Quando comemos algo com muita caloria, nosso corpo produz serotonina que dentre muitas funções, ela inibe a ansiedade, melhora o humor, diminuindo o stress. Talvez isso explique porque quando comemos algo doce sentimos uma sensação de alegria. Entenda o nosso comportamento quando estamos diante de um estado de mau humor.

Quando estamos tristes, o mau humor engorda?

Indivíduos nesse estado tendem a se focar no presente. Eles se lembram mais do sabor de um doce do que de suas calorias, capazes de inflar a barriga amanhã ou depois.

Quando estamos Irritados, o mau humor engorda?

O problema, aqui, são os petiscos. O nervosismo muitas vezes nos faz agir sem refletir. Aí, aquele salgadinho em cima da mesa é devorado inconscientemente.

Se o mau humor engorda, o que devemos fazer?

A melhor dica para quando estiver de mau humor é ficar consciente de que você estará vulnerável. Nesse estado tome cuidado com certas escolhas alimentares. Procure evitar situações que o levem a comer alimentos muito calóricos. O melhor é deixar de visitar locais com esses alimentos, ou mesmo tê-los à disposição em casa ou no trabalho.

Existe uma receita que pode acabar com o seu mau humor e emagrecer. Atividade física também libera serotonina em nosso cérebro. Uma ótima alternativa para quando estiver de mau humor é procurar fazer algum tipo de exercício.

Sr. Coruja

Junte-se a milhões que nunca param de aprender! Coruja Feed, é o site que traz curiosidade e os artigos mais inspiradores do mundo para que você possa aprender algo novo todos os dias!

Cadê sua curtida?

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.