in ,

Curiosidade: quem é o criador do Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital, criada em 2008 por Satoshi Nakamoto, porem a verdadeira identidade dele nunca foi confirmada.

Não sabemos se Nakamoto é realmente uma pessoa ou um grupo de indivíduos, porem estima-se que quem criou o Bitcoin possui 5% da oferta total da moeda no mundo. Isso representa uma fortuna inimaginável e perigosa, por isso o interessem em descobrir a verdadeira identidade do criador do Bitcoin.

Mas qual é a origem do mito do criador do Bitcoin?

A busca da verdadeira identidade do criador do Bitcoin, motivou até mesmo os que acreditam que as moedas digitais não passam de um esquema de pirâmide. A lenda principal da sua história surgiu por uma confusão de fatos. Alguém usando o nome Satoshi Nakamoto lançou um programa para Bitcoin em 2009 e entrou em contato com os usuários da moeda por e-mail, nunca por telefone ou pessoalmente. Em 2011, quando a tecnologia começou a atrair mais atenção, os e-mails pararam. E a dúvida ficou, seria mesmo Satoshi quem criou o Bitcoin.

Meses antes ao lançamento do bitcoin, Nakamoto escreveu um documento chamado “Bitcoin: um sistema de caixa eletrônico Peer-to-Peer“. Nesse documento Satoshi Nakamoto afirmou ser Japonês nascido em 5 de abril de 1975. Esse foi a única pista da sua real identidade.

criador do bitcoin
A lenda principal da história de quem criou o Bitcoin, surgiu por uma confusão de fatos

Mas as buscas de registro dessa data de nascimento não trouxeram nada. Depois se descobriu que o sua suposta data de nascimento nada mais era de que uma brincadeira: 5 de abril foi a data em que o presidente Franklin D. Roosevelt assinou a ordem executiva 6102 proibindo o acúmulo de ouro pelos cidadãos dos EUA (em 1933) e 1975 foi o ano em que a propriedade do ouro voltou a ser legal para os cidadãos dos EUA. Coincidência? Com certeza não.

E quais são as teorias da identidade do criador do Bitcoin

A nacionalidade de Nakamoto foi questionada quando o investigador suíço Stefan Thomas buscou o histórico das 500 postagens de Nakamoto em um fórum de Bitcoins. Thomas não identificou nenhuma postagem entre meia-noite e 6 horas, mesmo nos sábados e domingos. Isso sugeriu que o intervalo das postagens foi justamente por Nakamoto estar dormindo. Sua escrita sempre esteve com o mais perfeito inglês, Nakamoto seria americano?

Bruce Kleinman, autor do livro “The Bitcoin Tutorial”, apresentou um argumento convincente para Nakamoto ser mais de uma pessoa. A tecnologia que esta por trás dos Bitcoin é pautada em 4 alicerces: criptografia, segurança cibernética, arquitetura de software e arquitetura de rede. Esses quatro elementos, são quatro disciplinas distintas, que tendem a ser um pouco contaminadas, é  bem incomum (embora não impossível) encontrar alguém tão inteligente com experiência em criptografia e arquitetura de rede, por exemplo, especialmente no nível demonstrado na tecnologia Bitcoin.

E você qual é o seu palpite da verdadeira identidade do criador do Bitcoin?

o que é o ikigai, o conceito japones

O que é Ikigai, o conceito que encontra o proposito da vida.

canhotos são mais inteligentes aponta pesquisa

Os canhotos são mais inteligentes! Estariam eles tentando dominar o mundo?