Em tempo de Coronavírus, vale a pena fortalecer o nosso sistema imunológico para combater facilmente vírus e bactérias.

Fortalecer a imunidade é importante para que nosso corpo possa se defender contra vírus, bactérias e fungos.

A imunidade é a capacidade natural do organismo de combater bactérias e vírus que o atacam. Se a imunidade estiver enfraquecida, os germes entram facilmente no corpo e começam a colonizá-lo.

Esses germes se multiplicam intensamente e sem obstáculos, originando coriza, dor de cabeça, febre e tosse.

Felizmente, algumas pequenas mudanças são suficientes, afinal existem várias maneiras práticas que nos permitirão fortalecer significativamente a imunidade. Na maioria das vezes eles se resumem a mudanças no estilo de vida.

Confira 7 maneiras eficazes para potencializar eficazmente nosso sistema imunológico:

1. Atividade física

A atividade física é sinônimo de saúde e afeta perfeitamente a imunidade. Se queremos que nosso corpo seja forte e em forma, vale a pena focar na atividade física.

Alguns passos já são suficientes, que devem durar pelo menos quarenta minutos e ocorrer pelo menos três vezes por semana. O movimento é responsável por melhorar o trabalho do sistema imunológico.

Se treinarmos regularmente, a imunidade do corpo aumentará. Em tempo de isolamento social, vale a pena se dedicar ao exercício físico por alguns minutos diários dentro de sua própria casa.

2. Alho

Um produto eficaz e conhecido há séculos pelo seu alto poder de potencializar a imunidade do corpo é o alho, famoso por suas propriedades promotoras de saúde.

O alho estimula o sistema linfático para a produção de glóbulos brancos que desempenham um papel importante no combate a vários tipos de infecções, devido ser fonte de enxofre, alicina e sulfeto.

Além disso, vale ressaltar que esse vegetal, além de ter um efeito positivo no funcionamento do sistema imunológico, também tem um bom efeito na remoção de toxinas do organismo, sendo altamente recomendado para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares.

A solução recomendada é adicionar alho aos pratos, molhos e lanches diários. Uma boa alternativa para as pessoas que são incomodadas pelo cheiro de alho, são os comprimidos à base de alho, disponíveis em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

3. Dieta balanceada

Uma dieta adequada e balanceada aumenta a imunidade do corpo. O cardápio ideal deve incluir legumes e frutas, que possuem excelentes quantidades de antioxidantes e vitaminas naturais.

Antioxidantes combatem os radicais livres e apoiam o processo de fortalecimento da imunidade.

Uma dieta balanceada para imunidade deve ser rica em: tomates, cenouras, espinafre, frutas cítricas, alho, cebola, groselha, morangos. O açúcar deve ser substituído por mel.

O mel não é apenas mais saudável, mas também possui propriedades antibacterianas e fortalece a imunidade do corpo. Você pode adicioná-lo ao chá quente, para melhorar seu sabor e afetar positivamente a imunidade.

Uma das dietas mais populares que fortalece a imunidade do corpo é a dieta mediterrânea, caracterizada pelo equilíbrio ideal de todos os ingredientes importantes. É o segredo da longevidade dos habitantes dos países do Mediterrâneo.

As propriedades promotoras de saúde da dieta mediterrânea foram descobertas por Ancel Keys, que, junto com sua esposa Margaret Keys, na década de 1950, estudou o impacto da dieta dos países mediterrânicos na saúde.

O impacto positivo da dieta mediterrânea na saúde, incluindo o funcionamento do sistema imunológico, foi confirmado por estudos de 2004, realizados em cerca de 3000 pessoas.

A dieta mediterrânea é rica em frutas, vegetais, grãos integrais, peixes, sementes, nozes, laticínios, legumes e carne magra.

Esta dieta não dá espaço para uma grande quantidade de açúcar, sal e gorduras saturadas, assim como alimentos altamente processados.

O azeite também desempenha um papel muito importante na dieta mediterrânea, uma fonte valiosa de ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a diminuir o colesterol no sangue.

Além disso, o azeite contém vitaminas e antioxidantes que reduzem o risco de câncer e doenças degenerativas.

4. Eliminação de estimulantes nada saudáveis

Quaisquer estimulantes como álcool, cigarro e café não são propícios ao fortalecimento da imunidade. Tanto o álcool quanto o cigarro, reduzem temporariamente a resistência do corpo.

Portanto, você deve limitar seu consumo de álcool e é melhor parar de fumar. Quanto mais cedo desistirmos de estimulantes, mais cedo nosso corpo fortalecerá a imunidade.

5. Ervas e plantas

Algumas plantas e ervas afetam positivamente o sistema imunológico, como ginseng, aloe vera e tomilho, que possuem excelentes propriedades para melhorar a imunidade.

Banhos e inalações com essas plantas também têm um bom efeito imunizante. Especialmente quando os realizamos com a adição de óleos essenciais que afetam perfeitamente o corpo. Vale a pena usar óleos de eucalipto ou pinheiro.

Você também pode usar suplementos alimentares para imunidade, que incluem as ervas apropriadas.

6. Ferro

A dieta para fortalecer o sistema imunológico deve ser rica em preciosas fontes de ferro, um mineral envolvido na formação de glóbulos brancos e anticorpos.

A ingestão insuficiente de ferro no menu alimentar diário aumenta o risco de gripes e resfriados, além de anemia.

As melhores fontes de ferro são encontradas nos alimentos:

  • Carne vermelha magra;
  • Frutos do mar;
  • Frutas secas;
  • Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha);
  • Nozes;
  • Ovos;
  • Peixe de mar oleoso;
  • Produtos integrais;
  • Vegetais de folhas verdes.

7. Sono saudável

A quantidade certa de sono é propícia ao fortalecimento da imunidade. O sono age como um remédio para resfriado e naturalmente fortalece a imunidade do seu corpo.

Os efeitos benéficos do sono e seus efeitos sobre a resistência do corpo foram confirmados por cientistas da Universidade de Stanford.

Quando dormimos pelo menos 8 horas por dia, nosso corpo combate vírus e bactérias com muito mais facilidade.

8. Suco de Limão

Por último, mas não menos importante, o suco de limão é uma das formas naturais de fortalecer o corpo e, assim, apoiar o trabalho do sistema imunológico. A solução recomendada é começar o dia com um copo de suco de limão.

O limão é uma fonte rica de bioflavonóides que têm um efeito positivo no funcionamento do sistema imunológico. Seu principal papel é proteger o corpo contra fatores externos na forma de vários microrganismos.

Além disso, os bioflavonóides são eficazes contra aterosclerose, derrames e doenças cardíacas. O consumo regular de suco de limão também é recomendado para pessoas que desejam restaurar o equilíbrio ácido-base natural do corpo.