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Por que ficamos com sono depois do almoço?

Certamente você já ouviu o mito de que depois do almoço, o corpo desvia o fluxo principal de sangue para o estômago para melhorar a digestão, então entramos em um estado de repouso.

Nada parece melhor depois do almoço, após uma grande refeição do que tirar uma soneca longa. No entanto, não há necessidade para se preocupar. Acontece que há uma razão biológica para isso!

Trabalho digestivo

Certamente você já ouviu o mito de que depois do almoço, o corpo desvia o fluxo principal de sangue para o estômago para melhorar a digestão, então entramos em um estado de repouso que nos deixa sonolentos. Esta explicação é apenas um argumento errôneo que já foi corrigido.

O nutricionista australiano Robbie Clark explicou ao Huffington Post, as razões pelas quais sofremos um estado de sonolência depois de uma refeição como o almoço. A primeira consiste no processo digestivo e a segunda pela insulina.

Uma refeição principal, como o almoço, gera um trabalho árduo para o estômago, que para digerir todos os alimentos precisa de uma quantidade significativa de energia, causando uma fadiga no corpo que nos leva a um estado de sonolência.

No entanto, isso também depende do alimento que comemos. Segundo Clark, alguns alimentos aumentam a produção de insulina mais do que outros, gerando excesso do hormônio e aumento da formação da serotonina e melatonina.

Com estes dois hormônios multiplicados, o corpo entra em um estado de relaxamento que aumenta o sono. “Aproximadamente 90% da serotonina é encontrada no sistema digestivo”, revela Clark.

Um estudo realizado na Universidade de Manchester e liderado pelo especialista em neurociência, Denis Burdakov, explica que o aumento da glicose causada pelos alimentos diminui a produção de orexina, um tipo de proteína que nos mantém em alerta. O que favorece ainda mais o sono.

Alguns alimentos que provocam o sono

No entanto, nem todos os alimentos têm o mesmo efeito no corpo. Os alimentos ricos em açúcar, como arroz, macarrão ou pão branco, aumentam rapidamente a produção de insulina. Algumas proteínas encontradas na soja, espinafre, ovos e queijo fornecem uma quantidade elevada de triptofano, por isso também aumentam o sono após o almoço. Alimentos com muita gordura também aceleram a produção de insulina que promove o sono.

Como reduzir o sono depois do almoço?

Existem maneiras de evitar essa sonolência após uma refeição, uma delas é diminuir os alimentos refinados, pois estes contêm açúcares simples que são rapidamente absorvidos pelo organismo e geram um efeito energético de curta duração que quando finalizado, causa um estado de sono.

Sr. Coruja

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