Aprender a jogar pôquer não é tão difícil quanto muitas pessoas imaginam. Geralmente existem dois tipos: Stud Poker e o Texas Holdem. As regras para esses jogos são quase idênticas mas vamos falar apenas do Texas Hold.

O objetivo do jogo no pôquer Texas Holdem é tomar as melhores decisões possíveis em termos de apostas para garantir que você ganhe o máximo de fichas possível em várias mãos. 

Em cada mão, os jogadores tentam criar a melhor mão de cinco cartas possível de acordo com as classificações das mãos de pôquer, usando suas duas cartas fechadas e as cinco cartas comunitárias que são reveladas no decorrer do jogo. Isso resulta em ganhar o pote ou o total de todas as apostas feitas na mão.

Os jogadores apostam com base na percepção de quão boa é sua mão em potencial em comparação com as mãos de seus rivais, mas também podem tentar blefar os oponentes para que desistam de uma mão (desistir) continuando a apostar, apesar de saber que sua mão não é necessariamente forte .

As mãos podem ser ganhas após qualquer rodada de apostas se todos exceto um jogador desistirem e não tiver que continuar até a rodada final de apostas após a quinta e última carta comunitária ter sido distribuída.

Como funcionam as rodadas do Poker?

As rodadas de apostas funcionam assim: Começando à esquerda do dealer, cada jogador tem quatro opções:

  1. Raise – Um jogador que pensa que tem uma boa mão (ou que quer que os outros jogadores pensem que ele tem uma boa mão) pode aumentar a aposta necessária para continuar a jogar.
  2. Fold – Um jogador que pensa que sua mão não é boa o suficiente para ganhar e que não quer apostar o valor aumentado pode largar suas cartas. Ele não pode ganhar a mão, mas também não perderá mais fichas.
  3. Call – Uma vez que um jogador tenha aumentado as apostas, cada jogador deve decidir se vai aumentar as apostas novamente, desistir e desistir de sua mão, ou pagar, o que significa igualar o valor apostado pelo jogador que aumentou.
  4. Cheque – Se ninguém aumentou a aposta necessária para continuar, um jogador pode deixar de fazer check ou passar sua opção de apostar.
  5. All in – Se você não tiver fichas suficientes para pagar uma aposta, você pode jogar todas as suas fichas restantes. As apostas subsequentes ocorrem em um pote lateral. Em qualquer confronto posterior, o jogador all-in só pode ganhar o número de fichas que estavam no pote quando foi all-in.

Como jogar poker Texas Holdem

Apostas obrigatórias

Antes de qualquer carta ser distribuída, dois jogadores fazem apostas obrigatórias. O jogador à esquerda do carteador coloca o small blind (por exemplo, £ 1), então o jogador à esquerda dele coloca o big blind, que geralmente é o dobro do valor do small blind (por exemplo, £ 2). 

O dealer dá a cada jogador duas cartas

Após os blinds, o dealer distribui duas cartas viradas para baixo para cada jogador, começando com o jogador imediatamente à sua esquerda (aquele que colocou o small blind). Guarde-os para você. Elas são chamadas de cartas fechadas e só são reveladas a outros jogadores durante o showdown (veja abaixo). 

Primeira rodada de apostas (pré-flop)

O primeiro jogador que deve tomar a decisão de apostar com base na qualidade de suas cartas é o jogador à esquerda do jogador que colocou o big blind. Este jogador não pode pedir mesa porque o big blind conta como uma aposta na primeira rodada de apostas. Eles podem desistir, pagar ou aumentar.

Em seguida, cada jogador tem sua vez de pagar, aumentar ou desistir até que volte a ser a vez do jogador que colocou o big blind. 

O big blind já conta como sua aposta inicial, então este jogador agora pode desistir, aumentar ou passar. As apostas continuam até que todos os jogadores tenham feito fold, colocado todas as suas fichas ou igualado o valor que os outros jogadores colocaram no pote e depois deram check.

O flop 

Primeiro, o dealer queima uma carta (remove-a do jogo) e depois distribui o flop – três cartas, viradas para cima. 

Os jogadores que ainda estão envolvidos nesta mão agora decidem seu próximo movimento com base na qualidade percebida da mão que podem criar usando suas cartas hole, as três cartas do flop e as duas outras cartas comunitárias que virão. 

Segunda rodada de apostas (pós-flop)

O jogador à esquerda do dealer aposta primeiro nesta e em todas as rodadas de apostas subsequentes. Agora todos os jogadores têm a opção de pedir mesa, bem como pagar, aumentar ou desistir. 

Mais uma vez, as apostas continuam até que todos os jogadores desistam, coloquem todas as suas fichas ou igualem a quantia que os outros jogadores colocaram no pote e depois peça.

A curva, também conhecida como ‘Fourth Street’

Primeiro, o dealer queima uma carta, depois adiciona a próxima do baralho às três cartas do flop. 

Os jogadores restantes agora decidem sua próxima jogada com base na melhor mão possível que eles podem fazer com suas cartas fechadas, as quatro cartas comunitárias e uma potencial quinta carta.

Terceira rodada de apostas (pós-turno)

Mais uma vez, as apostas continuam até que todos os jogadores desistam, coloquem todas as suas fichas ou igualem a quantia que outros jogadores colocaram no pote antes de passar.

O rio, às vezes chamado de ‘Fifth Street’

Neste ponto, o dealer distribui a quinta e última carta comunitária, completando as opções potenciais que os jogadores têm para construir a melhor mão de pôquer possível.

Quarta rodada de apostas (pós-rio)

Na última vez, as apostas continuam até que todos os jogadores desistam, coloquem todas as suas fichas ou igualem a quantia que os outros jogadores colocaram no pote e depois verifique.

O confronto

O confronto pode acontecer a qualquer momento do jogo quando houver apenas dois jogadores restantes e as apostas tiverem terminado. No entanto, se dois ou mais jogadores permanecerem no jogo após a quarta e última rodada de apostas, é hora do showdown, não importa o quê. 

Cada jogador joga a melhor mão de cinco cartas que pode com suas cartas fechadas e as cinco cartas comunitárias. Os jogadores podem usar ambas as cartas da mão, mas também podem jogar uma mão baseada em uma carta da mão e quatro cartas comunitárias. 

Eles podem até jogar nenhuma das cartas da mão e usar as cinco cartas comunitárias como mão, embora o melhor resultado possível nesta situação seja o empate. 

Empates e chutes

Se mais de um jogador compartilhar a melhor mão com cinco cartas, o pote é dividido entre eles, com todas as fichas estranhas indo para o jogador à esquerda do dealer.

No entanto, se vários jogadores compartilham uma melhor mão com menos de cinco cartas (um par ou uma trinca, por exemplo), então a carta mais alta de suas cartas que não faz parte da melhor mão é o kicker.

O jogador cujo kicker tiver a classificação numérica mais alta ganha o pote.

Quando o showdown ocorre após o turn (antes de todas as cinco cartas comunitárias terem sido distribuídas), é possível que a mão seja empatada, mesmo após o kicker ser considerado.

A quinta e última carta é então distribuída e se for de maior valor do que a carta kicker dos jogadores restantes, ambos têm o direito de incluí-la em sua melhor mão. Fazendo uma gravata para a mão.

A classificação das mãos, do menor ao maior valor:

  • Cartão alto. Se nenhuma combinação puder ser feita, então a mão de um jogador tem o valor da carta mais alta. Se dois jogadores tiverem a mesma carta alta, então a segunda carta mais alta desempate.
    Exemplo: 5 ♣ 8 ♦ 10 ♠ Q ♥ A ♠
  • Um par. Um par é formado quando você tem duas cartas iguais.
    Exemplo: 9 ♠ 9 ♦ 5 ♣ 8 ♣ K ♥
  • Dois pares. Quando mais de um jogador tem dois pares, o jogador com o par mais alto vence.
    Exemplo: 9 ♠ 9 ♦ 5 ♣ 5 ♥ 8 ♥
  • Três de um tipo.
    Exemplo: 9 ♠ 9 ♦ 9 ♥ 5 ♣ 8 ♣
  • Direto. Uma sequência é uma mão de cinco cartas que consiste em uma sequência contínua de cartas, independentemente do naipe. Se dois jogadores tiverem sequências, a sequência da carta mais alta ganha.
    Exemplo: 9 ♠ 10 ♠ J ♦ Q ♥ K ♦
  • Rubor. Quando todas as cinco cartas em uma mão são do mesmo naipe, é um flush. Se dois jogadores tiverem um flush, a pessoa com a carta mais alta desse naipe ganha.
    Exemplo: 9 ♠ 5 ♠ Q ♠ K ♠ 7 ♠
  • Casa cheia. Quando um jogador tem uma trinca e um par na mesma mão, isso é chamado de Full House.
    Exemplo: 9 ♠ 9 ♦ 9 ♥ 5 ♣ 5 ♥
  • Quatro de um tipo. Se você tiver sorte o suficiente para ter todos os quatro de um determinado número, então você tem uma mão muito poderosa.
    Exemplo: 9 ♠ 9 ♦ 9 ♥ 9 ♣ 5 ♣
  • Straight flush. Ainda mais raro do que uma quadra, um straight flush é composto de cinco cartas consecutivas, todas do mesmo naipe.
    Exemplo: 9 ♠ 10 ♠ J ♠ Q ♠ K ♠
  • Rubor Real. A melhor mão de todas é esta famosa combinação, formada por um Straight Flush que vai até ao Ás, tornando-o imbatível. As probabilidades de receber esta mão podem chegar a 1 em 650.000 negócios.
    Exemplo: 10 ♥ J ♥ Q ♥ K ♥ A ♥

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