Imagine um grande líder , seja em um palco público ou em sua vida pessoal. Por que eles se destacam? É bastante fácil encontrar qualidades que os tornem um bom líder.

Embora habilidade, conhecimento e talento sejam necessários para chegar ao topo, os melhores líderes exibem habilidades sociais que os ajudam a liderar, não apenas a supervisionar. Eles são as pessoas para as quais você deseja não apenas trabalhar, mas também imitar em sua jornada de liderança.

Como você mesmo pode se tornar um grande líder? Esta lista contém 15 qualidades indispensáveis ​​de um bom líder nas quais você deveria estar trabalhando agora.

1. Ouvindo

Muitas pessoas neste mundo falam e falam, mal recuperando o fôlego. Eles às vezes ouvem os outros, mas apenas o suficiente para dar uma resposta.

Como tendem a ser pessoas ocupadas, os líderes são suscetíveis a isso. Pode ser difícil ouvir os outros quando você está em uma posição superior. Os verdadeiros líderes estão dispostos a ouvir pessoas inteligentes, não importa o cargo que ocupem.

Ouvir também ajuda a resolver problemas em vez de piorá-los. Ouvir os funcionários quando eles expressam preocupações pode ajudá-lo a lidar com eles, em vez de fabricar um pedido de desculpas que não ajuda ninguém.

2. Ensino

Os líderes pobres deixam de punir quando erros são cometidos. Mas isso faz pouco para ajudar no desenvolvimento e muito para ferir o moral.

Bons líderes são professores. Em um estudo de 10 anos, um professor de Dartmouth descobriu que uma das maiores coisas que separava os gerentes famosos de seus colegas era a ênfase no treinamento.

Transformar o erro em experiência de ensino gera crescimento. Embora os erros certamente precisem ser resolvidos, ajudar os outros a entender seus erros e fazer as mudanças necessárias é uma maneira muito melhor de fechar um negócio.

3. Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. É uma das qualidades mais importantes, embora negligenciadas, de um bom líder.

Os líderes empáticos podem considerar as decisões de vários pontos de vista, permitindo-lhes tomar decisões melhores do que aqueles que não conseguem ver as coisas da perspectiva dos outros.

Líderes com empatia atraem naturalmente membros talentosos da equipe. Todo mundo quer trabalhar para alguém que apóia e ajuda quando as coisas não acontecem do jeito deles. Mesmo quando decisões difíceis precisam ser tomadas, os líderes empáticos garantem que ninguém se sinta deixado de lado.

Para verificar sua empatia, pergunte à sua equipe. De acordo com um estudo anual de pesquisa com líderes de pequenas empresas, apenas 36% dos entrevistados acham que estão cuidando “muito bem” de seus funcionários – mas quase metade deles disse que se sente bem cuidada. Se os outros pensam que você tem empatia, provavelmente você é.

4. Paciência

As melhores decisões não são feitas às pressas. Um bom líder leva tempo para pensar bem antes de tomar uma decisão. Um líder que perde a paciência tornará uma situação ruim pior quase todas as vezes.

Para praticar a paciência:

  • Obrigue-se a esperar. Em vez de pedir mantimentos, vá até a loja e espere na fila. Em vez de escolher o restaurante sem fila no drive-thru, vá para o que você deseja – do qual outras pessoas provavelmente também gostam – e espere por uma refeição melhor.
  • Meditar. Quando estiver se sentindo sobrecarregado, encontre um lugar tranquilo. Simplesmente sente-se e ouça sua respiração. Observe como você se sentirá mais à vontade.
  • Comece um projeto de longo prazo. Grandes realizações não acontecem da noite para o dia. Comece um projeto de paixão que você pode ver crescer com o tempo.
  • Invista em alguém novo. Ninguém se torna um funcionário famoso da noite para o dia. Para a próxima posição aberta em sua equipe, escolha alguém que promete que você acha que pode trazer o melhor. Aproveite o processo de ajudá-lo a crescer.

5. Motivação

Os funcionários raramente são tão motivados quanto gerentes e proprietários de negócios. Muitas vezes, eles precisam de incentivo de seus líderes para ajudá-los a seguir em frente. Caso contrário, o estresse do trabalho pode resultar em esgotamento – algo contra o qual mais de três quartos dos funcionários afirmam ter dificuldade.

Um bom líder pode manter sua equipe motivada mesmo nos momentos mais difíceis. Eles fazem isso primeiro mantendo-se motivados e, em seguida, transferindo essa energia para os outros. Inspirar motivação em outras pessoas requer resistência mental, maturidade e equilíbrio.

6. Comunicação

Alguns líderes são ótimos na comunicação individual, enquanto outros se especializam em aparições públicas. Situações diferentes exigem experiência em diferentes tipos de comunicação, mas todos os bons líderes dominam pelo menos um deles.

A comunicação pode ser dividida nas seguintes categorias:

  • Comunicação escrita. Explicar detalhes por e-mail ou no Slack é uma habilidade importante para os gerentes.
  • Falar em público. Ser capaz de falar para um grande grupo é crucial para reuniões de equipe, treinamento e muito mais.
  • Conversa um-a-um. Como você lida com conversas individuais com seus funcionários e colegas? É aqui que os líderes definem o tom.
  • Comunicação não verbal. A comunicação não verbal inclui expressões faciais e linguagem corporal. Freqüentemente, essa forma de comunicação fala mais alto do que qualquer palavra ou frase. [4]

A comunicação é como os líderes fazem tudo, desde delegar tarefas até inspirar os membros de sua equipe. Se você deseja gerenciar ou desenvolver uma estratégia organizacional, concentre-se na forma mais relevante para você.

7. Integridade

Os líderes são influenciadores. Integridade é uma das qualidades vitais de um bom líder. Pode ser tentador usar esse poder para ganho pessoal, mas nenhuma grande equipe é formada por um líder egoísta ou desonesto. Um bom líder tem integridade, o que significa que exerce controle apenas de maneiras que beneficiam a equipe mais ampla.

As pessoas se apegam a líderes com integridade nos momentos bons e ruins. Eles confiam no líder para fazer tudo ao seu alcance para melhorar a situação da equipe. Esses líderes entendem que a confiança é difícil de construir e extremamente fácil de quebrar.

8. Humildade

Por várias razões, é difícil encontrar líderes humildes. [5] Com muita frequência, os que estão no topo da escada corporativa usam sua posição para rebaixar os outros ou se impulsionar ainda mais.

Líderes com humildade reconhecem que todos têm um papel importante a desempenhar no sucesso da equipe. Eles reconhecem suas deficiências, admitem seus erros e fazem o que é necessário para corrigi-los. Líderes humildes vêem até mesmo a pessoa mais inferior no totem como sua igual, não como um subordinado que cumpre suas ordens.

9. Habilidades sociais

Como o gerenciamento é uma parte fundamental da liderança, os líderes interagem com outras pessoas com frequência. Em qualquer lugar, de reuniões de equipe a salas de diretoria corporativas e almoços casuais, grandes líderes podem navegar em ambientes sociais com graça.

Embora todos tenham suas peculiaridades, um líder adequado precisa entender como agir na frente de grupos de pessoas. Existe um equilíbrio delicado entre o comportamento profissional e o casual que os líderes precisam dominar.

10. Resolução de problemas

Em vez de buscar constantemente nos outros uma solução, os líderes devem ser capazes de resolver os problemas à medida que surgem. Esta é uma das qualidades mais importantes de um bom líder. Bons líderes reconhecem que não encontrarão a solução certa sempre, mas qualquer resposta é melhor do que ignorar o problema por completo.

A resolução de problemas requer habilidades difíceis relacionadas ao trabalho em questão, bem como pensamento crítico. Este é um dos motivos pelos quais os líderes são freqüentemente escolhidos para os anos que passaram no campo: quanto mais experiência eles têm na solução de problemas semelhantes, maior a probabilidade de serem capazes de lidar bem com os novos.

11. Ética de Trabalho

Embora seja preciso muito trabalho árduo e perseverança para chegar a uma posição de liderança, os líderes não podem recuar uma vez que estão no cargo. Bons líderes estão dispostos a dedicar as horas necessárias para realizar o trabalho, mesmo que seus funcionários estejam em casa aproveitando a noite.

Com isso dito, bons líderes sabem que não devem trabalhar profundamente. Eles encontram um meio-termo feliz entre trabalhar e se dar uma pausa. Na verdade, a pesquisa sugere que as pessoas que fazem pausas periodicamente são mais produtivas do que aquelas que tentam avançar. [6]

12. Delegação

Não se pode esperar que os líderes façam tudo sozinhos. Ao delegar tarefas a outras pessoas de sua equipe, bons líderes dispersam a carga de trabalho por toda a organização. Delegação eficaz é uma das qualidades obrigatórias de um bom líder.

Existe delegação demais. Os líderes não devem ter medo de assumir projetos mais difíceis que exijam o toque de um gerente. No entanto, eles devem procurar oportunidades para que outros cresçam, designando-lhes projetos que ampliem suas capacidades.

13. Visão

Bons líderes têm direção. Eles ajudam os outros a alcançar esse objetivo por meio do desenvolvimento pessoal ou profissional. Para verificar se a equipe está no caminho certo para cumprir essa visão, eles identificam os principais indicadores de desempenho.

Um líder também deve ser capaz de pintar um quadro para os outros, vinculando os aspectos de motivação e comunicação da liderança. Se os outros não conseguem ver sua visão, os líderes lutarão para inspirá-los a trabalhar por ela.

14. Confiança

Os líderes precisam tomar decisões difíceis. Quando eles fazem essas escolhas, eles devem estar confortáveis ​​com os prós e os contras. Sinais vacilantes para os outros de que o líder não fez o dever de casa.

Cuidado, pois a confiança pode ser perdida. Simplesmente avançar com entusiasmo não é um bom líder. Os líderes devem basear sua confiança em dados e empatia, não em seu ego.

15. Competência

Grandes líderes são mais do que apenas figuras de proa. Suas capacidades são evidentes para todos ao seu redor. Isso não quer dizer que eles sejam perfeitos em tudo o que fazem, mas sim que são qualificados nas áreas que precisam ser para tomar boas decisões para a equipe.

Pensamentos finais

Um bom líder faz toda a diferença em uma equipe. Não é fácil desenvolver e dominar essas qualidades de um bom líder, mas estar no comando raramente é fácil. Faça uma autoavaliação : em quais dessas qualidades você precisa trabalhar para ser o melhor líder possível?