As janelas dos aviões são redondas não são apenas uma escolha de design. É uma inovação de engenharia. Se as janelas dos aviões comerciais fossem quadradas, o avião inteiro se desintegraria no meio do vôo. Os cantos das janelas quadradas são menos resistentes às alterações de pressão, por isso a aposta mais segura são as janelas ovais.

As janelas dos aviões sempre foram redondas?

Em meados do século XX, as companhias aéreas comerciais começaram a lançar seus aviões em altitudes mais elevadas. Este plano foi, inicialmente, foi uma estratégia de economia de dinheiro, já que a menor densidade do ar significa menos arrasto no avião e menos arrasto significa que menos combustível é desperdiçado. Voar na atmosfera superior significa um percurso mais suave também.

Para fazer aviões voarem em maiores altitudes, as companhias aéreas tiveram que fazer algumas mudanças no projeto. Primeiro, a cabine do avião tinha que ser pressurizada para que os passageiros pudessem respirar. Em segundo lugar, o avião tinha que ser cilíndrico para suportar a nova pressão interna aumentada. Nos anos 50, três aviões caíram quando a fuselagem foi rasgada em pedaços. Os engenheiros ignoraram uma falha crucial do projeto: usavam janelas quadradas.

As janelas quadradas são problemáticas para os aviões que voam alto devido a uma pequena diferença na pressão atmosférica e na pressão da cabine. Essa diferença faz com que a cabine se expanda muito pouco, o que coloca pressão sobre o material. Esse estresse é mais acentuado nos cantos de uma janela quadrada. Quando o estresse se torna muito grande, isso pode levar ao rompimento da estrutura. Com uma janela oval, no entanto, a tensão flui mais suavemente em torno da coisa toda, evitando um acúmulo potencialmente destrutivo do estresse.

Falando em janelas, uma curiosidade

Já que estamos no tópico das janelas do avião, uma curiosidade. Você deve ter notado outra peculiaridade sobre eles: eles geralmente não estão alinhados com as fileiras de assentos. Esta questão é da responsabilidade exclusiva da companhia aérea que adquire o avião.

Os fabricantes constroem o avião e posicionam as janelas de acordo com uma sugestão de alinhamento de poltronas levando em consideração, espaço e conforto. Infelizmente, esses protocolos raramente são seguidos. Quando o número de linhas é alterado, o alinhamento da janela se perde.

Os cantos das janelas quadradas são menos resistentes às alterações de pressão, por isso a aposta mais segura são as janelas ovais.